O Rio Grande do Norte registrou uma das piores taxas de alfabetização entre os alunos do 2º ano do ensino fundamental no Brasil, de acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados recentemente.
O Saeb, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), avalia o desempenho dos estudantes em leitura e escrita, fornecendo um panorama da qualidade da alfabetização no país. Os resultados indicam que o estado está entre os últimos colocados, evidenciando desafios significativos no ensino fundamental potiguar.
Em âmbito nacional, a taxa de alfabetização dos alunos do 2º ano do ensino fundamental era de 49,3% em 2023, conforme apontado pelo Inep. Esse percentual revela que menos da metade das crianças nessa etapa de ensino atingiram níveis satisfatórios de alfabetização, indicando uma preocupação generalizada com a qualidade da educação básica no país.
Esses dados ressaltam a necessidade de políticas públicas eficazes e investimentos direcionados para melhorar a qualidade da educação no Rio Grande do Norte e em todo o Brasil. A alfabetização na idade adequada é fundamental para o desenvolvimento educacional e social dos estudantes, sendo essencial para o progresso do estado e do país.