A tão aguardada instalação das defensas — estruturas de proteção dos pilares — da Ponte Newton Navarro, em Natal, está cada vez mais próxima de se tornar realidade. De acordo com informações repassadas pelo Ministério dos Portos e Aeroportos (MPOR) à TRIBUNA DO NORTE, o edital para a realização da obra deve ser publicado até o final de abril.
O investimento estimado para a instalação das defensas gira em torno de R$ 47 a R$ 49 milhões. Os equipamentos têm como principal objetivo proteger os pilares da ponte, por onde passam os navios cargueiros que atracam no Porto de Natal.
Segundo o MPOR, o edital será publicado logo após a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 e da finalização dos trâmites internos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Após a contratação da empresa responsável, o projeto executivo deverá ser concluído em quatro meses e, na sequência, a execução das obras deve durar cerca de um ano.
Trâmites em andamento
Em nota, o DNIT explicou que o processo interno para publicação do edital envolve diversas etapas, passando por análises jurídicas, técnicas e financeiras, garantindo que o edital atenda todas as normas e regulamentos da administração pública.
O órgão informou ainda que, após a contratação, o prazo total para entrega das obras gira em torno de dois anos.
Equipamentos aguardados há décadas
Inaugurada em 2007, a Ponte Newton Navarro foi entregue sem as defensas em seus pilares — uma lacuna que, desde então, gerou cobranças constantes da sociedade e do setor produtivo.
Essenciais para a operação portuária, as defensas (ou dolfins, como também são conhecidas) permitirão que navios de médio e grande porte possam trafegar com segurança à noite, passando sob a ponte e atracando no Porto de Natal. Atualmente, a ausência desses equipamentos limita a operação noturna de embarcações, prejudicando a movimentação de cargas e, consequentemente, as exportações.
As defensas serão instaladas nos pilares 17 e 18, exatamente no vão navegável da estrutura.
Licenças liberadas e novos investimentos
Ainda no final de 2024, o DNIT já havia informado que o processo de contratação da empresa responsável pelas obras estava em andamento e que a licença ambiental necessária para o projeto havia sido liberada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A autorização foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e possui validade de um ano.
Além disso, recentemente o Governo do Estado emitiu novas licenças que devem ampliar a capacidade operacional do Porto de Natal. Entre elas estão a renovação da Licença de Regularização de Operação (LRO) e a licença de Obra Hidráulica, esta última concedida pelo Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), possibilitando o início do processo de dragagem do porto.
O investimento previsto para a dragagem é de aproximadamente R$ 54,5 milhões, com a licitação programada para ocorrer em junho. O serviço deve aumentar a profundidade do terminal de 10 metros para 12,5 metros, permitindo o acesso de embarcações maiores.
Sobre a Ponte Newton Navarro
A Ponte Newton Navarro foi inaugurada em 21 de novembro de 2007, com o objetivo de melhorar a mobilidade entre as zonas Norte e Leste de Natal e desafogar o tráfego da Ponte de Igapó. A obra durou três anos e custou R$ 194 milhões.
Além de sua função estrutural, a ponte também se tornou um cartão-postal da cidade. Seu nome homenageia o artista e poeta Newton Navarro, conhecido por retratar em suas obras o cotidiano da Redinha e do Rio Potengi.