A inflação tem impactado significativamente o consumo dos brasileiros, levando 58% da população a reduzir a compra de alimentos, conforme aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13). Entre os mais pobres, esse índice sobe para 67%.
O levantamento revela que 80% dos brasileiros adotaram mudanças nos hábitos de consumo devido à alta dos preços. As principais alterações incluem:
- Sair menos para comer fora de casa (61%);
- Trocar a marca de café por uma mais barata (50%);
- Reduzir o consumo de luz, água e gás (50%);
- Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas (49%);
- Comprar menos remédios (36%).
Além disso, um quarto dos entrevistados afirmou ter menos comida do que o suficiente em casa. Para 60%, a quantidade é suficiente, enquanto 13% dizem ter mais do que o necessário. Esses números permanecem estáveis em relação à pesquisa anterior, realizada em março de 2023 .
A pesquisa também abordou a percepção sobre a responsabilidade do governo na alta dos preços dos alimentos. Para 54% dos brasileiros, o governo Lula tem muita responsabilidade pela inflação recente. Outros 29% atribuem um pouco de culpa, e 14% consideram que o governo não tem nenhuma responsabilidade.
O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.