Anticoncepcional masculino dá novo passo: medicamento não hormonal é testado em humanos

Embora existam diversos métodos contraceptivos voltados para mulheres — muitos deles com efeitos colaterais significativos —, a oferta de alternativas para os homens continua limitada. Agora, esse cenário pode estar prestes a mudar. Pesquisadores dos Estados Unidos estão testando em humanos um novo anticoncepcional masculino que promete ser seguro, eficaz e reversível.

Batizado de YCT-529, o medicamento é um contraceptivo não hormonal que atua bloqueando a produção de espermatozoides, sem interferir nos níveis de testosterona. Isso significa que a libido e outras funções hormonais dos usuários permanecem inalteradas.

Nos testes realizados em ratos e primatas, o YCT-529 demonstrou 99% de eficácia na prevenção da gravidez. Em camundongos, a eficácia atingiu o pico após quatro semanas de uso; já em primatas, os efeitos começaram a aparecer em apenas duas semanas. Após a interrupção do uso, os animais recuperaram a fertilidade: em seis semanas no caso dos ratos, e entre 10 e 15 semanas nos macacos.

A pesquisa entrou agora na fase 2 de testes em humanos, com voluntários participando dos ensaios clínicos na Nova Zelândia. A primeira fase, que avalia a segurança da substância, já foi concluída com sucesso. Os cientistas esperam divulgar os resultados sobre a eficácia do medicamento ainda este ano.

“Um anticoncepcional masculino seguro e eficaz vai oferecer mais opções para o planejamento familiar. Isso representa um avanço importante na busca por uma responsabilidade mais equilibrada entre homens e mulheres na saúde reprodutiva”, afirmou o pesquisador Gunda Georg, da Universidade de Minnesota.

O YCT-529 está sendo desenvolvido por uma parceria entre as universidades de Minnesota e Columbia e a empresa YourChoice Therapeutics. Os resultados dos estudos com animais foram publicados em março deste ano na revista Communications Medicine, do grupo Nature.

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: