Cinco trechos de praias e de um rio na Grande Natal estão impróprios para banho, segundo o boletim divulgado nesta sexta-feira (25) pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
A pesquisa foi feita pelo programa Água Azul, que analisa a água para medir a quantidade de coliformes — bactérias que indicam contaminação. O estudo segue as regras do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
De acordo com o boletim, os locais impróprios são:
- Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
- Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
- Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
- Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza), em Natal;
- Praia de Pitangui (Avenida Pitangui), em Extremoz.
As demais praias monitoradas, como Ponta Negra, Via Costeira e Redinha (em Natal), Búzios e Pirambúzios (em Nísia Floresta), estão liberadas para banho.
O que são coliformes?
Os locais são considerados impróprios quando a água apresenta altos níveis de coliformes fecais, o que pode representar riscos para a saúde de quem entra no mar ou no rio.
Os cientistas analisam a água durante cinco semanas seguidas. Se dois ou mais resultados mostrarem mais de mil coliformes fecais a cada 100 ml de água, o local é classificado como impróprio. Se em apenas uma coleta for encontrada uma quantidade superior a 2.500 coliformes fecais, o local também é considerado impróprio imediatamente.
Fonte: g1 RN