Hemonorte lança campanha para ampliar cadastro de doadores de medula óssea

Com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da doação de medula óssea, o Hemocentro do Rio Grande do Norte (Hemonorte) lança, na próxima segunda-feira (12), a campanha intitulada “A vida deve ser compartilhada”.

Como parte das ações, será promovido no sábado (17), das 13h às 17h, o “Dia D” de cadastramento de doadores de medula. Em 2024, o estado realizou 165 transplantes, um aumento de 58 procedimentos em relação a 2023. Apesar do avanço, ainda há 53 pacientes aguardando na fila por um doador compatível.

O processo de cadastramento é simples: coleta-se uma amostra de 5 ml de sangue para testes de compatibilidade genética, além do preenchimento e assinatura de um formulário autorizando a inclusão dos dados no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).

Para se tornar um doador, é necessário ter entre 18 e 34 anos e meio, estar em boas condições de saúde, não ter histórico de câncer e apresentar um documento de identidade com foto, além de telefones de contato. Quem já está cadastrado deve manter seus dados atualizados no site ou aplicativo do Redome, especialmente em caso de mudança de endereço ou número de telefone, para facilitar um possível contato.

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: