Campanha mobiliza redes sociais em busca de doador de medula para menino potiguar com leucemia

Uma campanha emocionante nas redes sociais tem sensibilizado milhares de pessoas nos últimos dias. O vídeo publicado pela família de Bernardo Barreto de Oliveira, um menino potiguar de 13 anos diagnosticado com leucemia, ultrapassou 500 mil visualizações em menos de 24 horas, viralizando com um apelo urgente: encontrar um doador compatível de medula óssea.

No vídeo, compartilhado no perfil da mãe, Monalisa Barreto de Oliveira, Bernardo conta que foi diagnosticado com leucemia em janeiro de 2023. Após meses de tratamento e um período de estabilidade, ele sofreu uma recaída em 2025 e agora depende de um transplante de medula óssea para sobreviver.

“Em janeiro de 2023, eu fui diagnosticado com leucemia e o tratamento corria bem, até que esse ano, 2025, houve uma recaída. E por conta disso, eu vou precisar de um transplante de medula óssea”, explica Bernardo no vídeo.

Ao lado dos pais, ele pede que pessoas entre 18 e 34 anos façam o cadastro no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). A mãe, Monalisa, destaca que esse gesto pode salvar não só a vida do filho, mas também de milhares de pessoas que aguardam por um transplante no Brasil.

“Para a gente, vai salvar a vida do nosso filho”, desabafa.

Um gesto simples que pode salvar vidas

A família reforça que o processo de cadastro é rápido, gratuito e pode representar a única chance de cura para quem enfrenta doenças como a de Bernardo. Além do cadastro, eles pedem orações e apoio para divulgar a campanha.

“Agradecemos a todos que puderem nos ajudar, seja com o exame, com a doação ou com orações, pedindo a Deus que abençoe a nossa vida e a do doador”, conclui o pai.

Quer ajudar? Saiba como se cadastrar como doador de medula óssea

Para se tornar um doador voluntário, é necessário seguir alguns passos simples. Veja abaixo:

Requisitos:

  • Ter entre 18 e 34 anos e 6 meses;
  • Estar em bom estado de saúde;
  • Levar documento oficial com foto.

Como se cadastrar:

  1. Compareça ao Hemonorte, em Natal (endereço abaixo);
  2. Será coletada uma amostra de sangue para análise de compatibilidade;
  3. Preencha um formulário com seus dados pessoais;
  4. A partir disso, você passa a integrar o banco nacional de doadores e pode ser chamado caso seja compatível com alguém.

Endereço do Hemonorte:

Av. Alm. Alexandrino de Alencar, 1800 – Tirol, Natal/RN
CEP: 59015-350

Horário de Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: