As obras de duplicação dos dois primeiros trechos da BR-304, no Rio Grande do Norte, terão início em setembro de 2025. O anúncio foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) após reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, realizada nesta terça-feira (6), em Brasília.
De acordo com o governo federal, o edital para contratação das obras deve ser lançado até o início de julho. A equipe técnica do Ministério dos Transportes está finalizando o projeto e os trâmites para obtenção do licenciamento ambiental.
Os dois trechos que serão duplicados totalizam 95,7 quilômetros. O Lote 1 compreende o percurso entre Mossoró e Assu. Já o Lote 2 abrange o trecho entre Macaíba (no entroncamento com a Reta Tabajara, já duplicada) e o município de Riachuelo.
“Tratamos de obras estratégicas para o desenvolvimento do nosso estado. A duplicação da BR-304 é um sonho antigo da população potiguar que, agora, está se tornando realidade”, destacou a governadora Fátima Bezerra.
Durante o encontro, também foram discutidas outras obras rodoviárias importantes para o Rio Grande do Norte, como a implantação da BR-104 — no trecho entre Macau e Jaçanã, na divisa com a Paraíba — e a conclusão da travessia urbana de Macaíba.
Segundo o ministro Renan Filho, o edital para a duplicação da BR-304 será publicado até o início de julho. Além disso, ele informou que os dois quilômetros finais da travessia urbana de Macaíba serão licitados ainda neste mês.
A BR-104, que liga Macau (RN) a Maceió (AL), terá parte de seus trechos estaduais federalizados e readequados. Um novo segmento de 46,7 quilômetros, entre Lajes e Cerro Corá, também será asfaltado, abrindo uma rota de integração entre as regiões de Angicos e Serra de Santana. Atualmente, o único trecho da BR-104 ainda não implantado é justamente o do Rio Grande do Norte.