Centenas de fiéis se reuniram neste domingo (27) na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, para visitar o túmulo do Papa Francisco, sepultado no local após seu funeral no sábado (26). A escolha da basílica, situada em um bairro multicultural da capital italiana, marca a primeira vez em mais de um século que um papa é enterrado fora do Vaticano.
O caixão do pontífice foi colocado em um túmulo simples de mármore em um corredor lateral da basílica. A inscrição “Francisco”, em latim, adorna o topo, e uma reprodução da cruz que ele costumava usar no pescoço está pendurada acima do nicho. A peregrina polonesa Maria Brzezinska comentou: “Sinto que é exatamente o estilo do Papa. Ele era simples, e o lugar dele agora também é”.
Os visitantes começaram a formar fila antes da abertura da basílica, às 7h, entrando pela Porta Santa, tradicionalmente aberta apenas durante os Anos Santos, celebrados a cada 25 anos. A Basílica de Santa Maria Maggiore, fundada em 432, é a única em Roma que preserva a estrutura cristã primitiva, apesar das muitas adições posteriores. O Papa Francisco tinha uma devoção especial por este local, rezando lá antes e depois de cada viagem ao exterior
Fonte: CNN