Furto de cabos suspende abastecimento de água em cinco cidades do Alto Oeste potiguar

O fornecimento de água foi suspenso nas cidades de Lucrécia, Martins, Frutuoso Gomes, Antônio Martins e João Dias, todas localizadas na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), o problema foi causado pelo furto de cabos e equipamentos na Estação Elevatória de Água Tratada 3 (EEAT 3), crime que ocorreu na madrugada desta sexta-feira (11).

A companhia informou que trabalha na reposição dos materiais, com previsão de concluir a substituição até a noite de domingo (13). Após o reparo, o sistema será religado, mas a normalização do abastecimento em todas as cidades pode levar de três a cinco dias, devido ao tempo necessário para pressurização da rede.

Casos de furtos de cabos e equipamentos têm sido recorrentes e vêm comprometendo o abastecimento de água em diversas localidades do estado. Na semana passada, os bairros Bela Parnamirim e Bela Vista, em Parnamirim, sofreram redução no fornecimento após o furto de componentes do poço tubular 31.

No mês anterior, bairros das Zonas Sul e Oeste de Natal, como Candelária, Capim Macio, Nazaré, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Felipe Camarão, Jardim América e parte do Bom Pastor, também ficaram sem água devido ao furto de cabos no Reservatório 6 da Caern.

Em fevereiro, o município de Macaíba enfrentou situação semelhante, quando a cidade — tanto nas áreas urbanas quanto rurais — teve o fornecimento de água comprometido após furtos e depredações que afetaram os poços 13 e 18. Segundo a Caern, essa foi a quarta ocorrência registrada apenas naquele mês, gerando prejuízos financeiros e transtornos à população.

Fonte: Tribuna do Norte

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: