O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta quinta-feira (3), um decreto que antecipa o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os valores serão creditados nos meses de abril e maio, junto com os pagamentos regulares.
Segundo o INSS, a primeira parcela será depositada entre 24 de abril e 8 de maio, acompanhando a folha de abril. Já a segunda parcela será paga entre 25 de maio e 8 de junho, junto com os vencimentos de maio.
O governo estima que cerca de 34,2 milhões de beneficiários receberão o 13º antecipado, com base nos dados da folha de pagamentos de fevereiro. O Benefício de Prestação Continuada (BPC) não está incluído, pois a legislação não prevê esse pagamento.
A antecipação do 13º tem ocorrido nos últimos anos. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, já havia confirmado que a medida também será adotada em 2025. Tradicionalmente, os valores são pagos no segundo semestre, mas em anos recentes foram adiantados, como ocorreu em 2023 e 2024.