James Foley, diretor de “50 Tons de Cinza” e “House of Cards”, morre aos 71 anos

O cineasta James Foley morreu nesta quinta-feira (8), aos 71 anos, em sua casa em Los Angeles. Segundo o representante da família, Foley faleceu pacificamente enquanto dormia, após uma longa batalha contra um câncer no cérebro.

Nascido em 28 de dezembro de 1953, em Nova York, Foley estudou cinema na Universidade de Nova York e teve uma carreira marcada por filmes, séries e videoclipes de grande repercussão. Ele estreou na direção em 1984 com Reckless, protagonizado por Aidan Quinn e Daryl Hannah.

Na década de 1980, ganhou destaque ao dirigir videoclipes icônicos de Madonna, como Papa Don’t Preach, True Blue, The Look of Love e o filme Who’s That Girl, estrelado pela própria cantora.

No cinema, seu trabalho mais popular foi na franquia “Cinquenta Tons de Cinza”, tendo dirigido os dois últimos filmes da trilogia: Cinquenta Tons Mais Escuros (2017) e Cinquenta Tons de Liberdade (2018), ambos estrelados por Dakota Johnson e Jamie Dornan.

Na televisão, Foley teve papel importante como diretor de 12 episódios da premiada série “House of Cards”, além de participação em produções como Hannibal.

Seu legado inclui uma trajetória versátil, com contribuições significativas para o cinema, a televisão e a cultura pop. Foley deixa uma marca duradoura na indústria do entretenimento.

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: