“Minha mulher não é cidadã de segunda classe”: Lula critica vazamento de conversa com Xi Jinping sobre redes sociais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou insatisfação com o vazamento de detalhes de uma conversa reservada que teve com o presidente da China, Xi Jinping, durante um jantar oficial. O episódio ganhou destaque após a participação da primeira-dama, Janja da Silva, na discussão — especialmente ao comentar os impactos do TikTok no Brasil.

Lula explicou que ele próprio fez uma pergunta a Xi Jinping sobre a possibilidade de enviar um representante chinês ao Brasil para discutir o funcionamento das redes sociais. “A pergunta foi minha. Eu não me senti nenhum pouco incomodado”, afirmou. Segundo o presidente, Janja apenas pediu a palavra para contextualizar a situação das redes no país, principalmente no que diz respeito a ataques contra mulheres e crianças.

O presidente saiu em defesa da primeira-dama: “Minha mulher não é cidadã de segunda classe. Ela entende mais de direito digital do que eu e resolveu falar”.

O “climão” citado por veículos de imprensa teria ocorrido quando Janja mencionou que o algoritmo do TikTok favorece discursos da direita no Brasil. Lula minimizou a situação, mas se mostrou incomodado com o vazamento: “Só estavam meus ministros, o Alcolumbre e o Elmar. Alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa confidencial”.

Ao final do encontro, Xi Jinping respondeu que o Brasil tem todo o direito de regulamentar as redes sociais. Lula reforçou a importância do tema: “Não é possível continuar com as redes digitais cometendo absurdos sem que o país tenha capacidade de regulamentar”.

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: