Uma pesquisa realizada pelo instituto Genial/Quaest revelou que, sem a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026, os eleitores da direita tendem a preferir o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o influenciador Pablo Marçal (PRTB) como possíveis candidatos ao Palácio do Planalto.
A pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (3), foi realizada de forma presencial entre os dias 27 e 31 de março, ouvindo 2.004 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Principais resultados
O levantamento mostrou que Tarcísio de Freitas lidera as indicações, com 15% das preferências. Michelle Bolsonaro aparece em segundo lugar, com 14%, seguida por Pablo Marçal, com 11%.
Entre os demais nomes citados, o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), registrou 9% de apoio, enquanto o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL) teve 4%. O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o de Goiás, Ronaldo Caiado (União), também receberam 4% cada. Eduardo Leite (PSDB), governador do Rio Grande do Sul, apareceu com 3%.
Além disso, 19% dos entrevistados declararam não escolher nenhum dos nomes apresentados, enquanto 16% não souberam ou não responderam.
Cenário da pesquisa
- Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%
- Michelle Bolsonaro (PL): 14%
- Pablo Marçal (PRTB): 11%
- Ratinho Júnior (PSD): 9%
- Eduardo Bolsonaro (PL): 4%
- Romeu Zema (Novo): 4%
- Ronaldo Caiado (União): 4%
- Eduardo Leite (PSDB): 3%
- Outros candidatos: 1%
- Nenhum desses: 19%
- Não sabe/não respondeu: 16%
A pesquisa reflete um cenário em que Bolsonaro, inelegível até 2030 devido a decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não poderá disputar o pleito. Dessa forma, há uma disputa entre diferentes lideranças da direita para ocupar esse espaço político.
Fonte: CNN