Presidente do INSS promete ressarcimento rápido e sem burocracia a beneficiários lesados

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, garantiu nesta segunda-feira (5) que o ressarcimento aos beneficiários prejudicados por fraudes será feito de forma “rápida” e “sem burocracia”. Embora ainda não exista uma data definida para o início dos pagamentos, Waller afirmou que o processo será simples e acessível.

“Quando o plano de ressarcimento for divulgado, todos serão informados pelos canais oficiais. O acesso será rápido, célere e sem nenhuma burocracia — o próprio beneficiário poderá fazer a solicitação”, disse Waller em entrevista à CNN.

O presidente alertou ainda para possíveis tentativas de golpe, reforçando que o INSS ainda não está efetuando nenhum tipo de devolução de valores. Ele orientou que as vítimas não assinem documentos nem compartilhem senhas com desconhecidos.

Na semana passada, o Ministério da Previdência determinou a suspensão dos descontos de mensalidades associativas nas folhas de pagamento dos beneficiários. Segundo o governo federal, será criado um canal exclusivo para que aposentados e pensionistas possam solicitar diretamente o ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

O plano de devolução está sendo elaborado pelo INSS com o apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Dataprev. De acordo com a AGU, a proposta está em fase final de desenvolvimento e deverá ser enviada ao Palácio do Planalto nos próximos dias.

Após concluir os pagamentos às vítimas, a expectativa é que a União entre com ações judiciais para reaver os valores junto às entidades responsáveis pelos descontos indevidos. Waller, no entanto, não detalhou de onde virão os recursos para os ressarcimentos, afirmando apenas que a questão está em estudo.

Fonte: CNN

Compartilhe esse texto nas suas redes sociais: