O Vaticano divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras imagens do Papa Francisco em seu caixão, na capela da residência de Santa Marta. Nas fotos, o pontífice aparece deitado em um caixão de madeira forrado com veludo vermelho, vestindo uma casula roxa, mitra branca e segurando um rosário entre as mãos. O cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano, foi registrado rezando ao lado do corpo.
O funeral do Papa Francisco está marcado para o próximo sábado, 26 de abril, às 10h no horário de Roma (5h no horário de Brasília), na Praça de São Pedro. A cerimônia será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Atendendo ao seu desejo expresso em testamento, Francisco será enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, em um túmulo simples, sem decoração especial, com a inscrição “Franciscus”. Esta escolha rompe com a tradição de sepultamento dos papas na Basílica de São Pedro.
A partir de quarta-feira (23), o corpo do pontífice será transferido para a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão prestar suas homenagens. O velório será realizado sem o uso de catafalco, com o caixão exposto diretamente, conforme as instruções deixadas por Francisco.
