A ex-prefeita de João Dias, Damária Jácome, publicou nas redes sociais uma carta aberta em que declara ser inocente das acusações que enfrenta, incluindo o assassinato do ex-prefeito Marcelo Oliveira e do próprio pai, Sandi Oliveira, mortos em agosto do ano passado. Ela também defende a irmã, Leidiane Jácome, que igualmente responde ao processo. Procurada pela Polícia Civil, Damária está foragida.
Na publicação, Damária afirma estar sendo “crucificada pela Justiça” e classifica as acusações como “infundadas”, alegando que não existem provas que a liguem aos crimes.
Além do duplo homicídio, a ex-prefeita também é acusada de participar de um plano para matar a atual prefeita de João Dias, Maria de Fátima, conhecida como Fatinha — denúncia feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) e divulgada no último domingo (6). Em sua defesa, Damária nega qualquer envolvimento e afirma que sua disputa com a prefeita foi exclusivamente política.
“Não tenho nada contra você e nem contra sua família, nunca planejei nada contra sua vida. Nossa disputa foi meramente política e acabou no dia 5 de outubro de 2024 quando você saiu vencedora”, escreveu Damária, direcionando-se à prefeita Fatinha.
A ex-prefeita ainda criticou a imprensa, alegando ser vítima de notícias falsas e distorcidas que, segundo ela, colaboram para que seja julgada e condenada publicamente sem que tenha sido ouvida.
“Estou sendo apedrejada pela mídia que não tem acesso aos autos do processo. Recebem informações mentirosas e as divulgam apenas por audiência”, afirmou.
O caso
Damária Jácome é uma das 14 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do RN pelo envolvimento no assassinato do ex-prefeito Marcelo Oliveira e de Sandi Oliveira. A investigação aponta que o crime teve motivação política e pessoal, e que o grupo agia de forma organizada, com divisão de tarefas.
Além de Damária e Leidiane Jácome, outras 12 pessoas foram denunciadas pelo MPRN. A investigação também revelou que os suspeitos planejavam um novo atentado, dessa vez contra a atual prefeita do município.
Lista dos denunciados:
- Damária Jácome de Oliveira
- Leidiane Jácome de Oliveira
- Weverton Claudino Batista
- Carlos André Claudino
- Marcelo Alves da Silva
- Everton Renan Fernandes Dantas
- Olanir Gama da Silva
- Thomas Vitor Soares Pereira Tomaz
- Gildivan Júnior da Costa
As investigações seguem em andamento. Damária Jácome e outros acusados continuam foragidos.