O América-RN estreou com empate na Série D do Campeonato Brasileiro. A equipe potiguar ficou no 0 a 0 diante do Horizonte-CE, na tarde deste domingo (14), no Estádio Olímpico Domingão, em Horizonte, interior do Ceará. A partida foi válida pela 1ª rodada da fase de grupos da competição nacional.
O técnico Moacir Júnior promoveu duas mudanças no time titular em relação à equipe que iniciou o segundo jogo da final do Campeonato Potiguar. Lesionados, o meia Romarinho e o atacante Giva deram lugar aos atacantes Ítalo Melo e Thailor.
O América dominou as ações nos minutos iniciais, com boas investidas de Davi Gabriel e Henrique, mas pecou nas finalizações. A melhor chance da primeira etapa saiu dos pés de Ferreira, que arriscou de fora da área e obrigou o goleiro John Wilquer a fazer boa defesa. Na sequência, em uma dividida entre Wilquer e Thailor, os jogadores do América pediram pênalti, mas o árbitro José Henrique de Azevedo Júnior (MA) mandou o jogo seguir, marcando apenas tiro de meta.
Na etapa complementar, Moacir Júnior promoveu alterações e colocou em campo Antônio Villa, Alexandre Aruá, Thiaguinho e Joãozinho. No entanto, as substituições não surtiram efeito, e o Alvirrubro não conseguiu transformar a superioridade em gols.
A principal oportunidade do Horizonte veio em uma falha defensiva do América: Betinho aproveitou o vacilo e finalizou com perigo, exigindo atenção do goleiro Renan Bragança, que teve pouco trabalho ao longo do jogo.
John Wilquer, do lado cearense, ainda apareceu bem em duas finalizações do meia Souza. Primeiro, defendeu uma cobrança de falta perigosa, e logo depois, em escanteio batido fechado, evitou o gol com mais uma boa intervenção.
Com o empate, o América soma um ponto fora de casa e volta a campo no próximo sábado (26), às 16h30, para enfrentar o Treze-PB na Arena das Dunas, em Natal, pela segunda rodada da Série D.